quinta-feira, 20 de setembro de 2012

COLUNA DA BELEZA: TIPOS DE PELE


Olá meninas!

     A partir de hoje iniciaremos uma coluna nova aqui no blog; a Coluna da Beleza! Será uma coluna semanal, com assuntos relacionados à beleza: dicas de maquiagem, alimentação, estética, cosméticos, etc.
  
     Antes de começar, quero deixar claro que tudo o que for postado aqui, é resultado de pesquisas feitas na internet, livros, revistas, etc; ou seja, para um diagnóstico real e indicação de produtos, você deve consultar um especialista na área! Ok?!
  
     Então vamos lá...hoje vamos falar sobre os tipos de pele, e alguns cuidados básicos que devemos ter com cada um deles. A pele tem várias classificações (que consideram, entre outras coisas: brilho, espessura e sensibilidade). Vou falar sobre o brilho, que classifica a pele em: normal, mista, oleosa e seca.
  • Normal: a hidratação e a oleosidade estão em equilíbrio. Não apresenta brilho em excesso, nem poros aparentes. Considere-se sortuda se tem este tipo de pele, porém não menospreze os cuidados diários com ela! Use produtos para peles normais, mas evite produtos muito oleosos.
  • Mista: apresenta pontos oleosos, geralmente a “zona T” (testa, nariz e queixo). Os poros nesta região (e ao redor do nariz) são aparentes, e as laterais do rosto podem apresentar sinais de ressecamento. Para cuidar dessa pele, deve-se utilizar produtos específicos para pele mista, de preferência em gel e livres de óleos.
  • Oleosa: é uma pele que brilha mais, devido à intensa produção de óleo. Apresenta poros dilatados e tendência à acne. Deve-se usar produtos livres de óleo e também preferencialmente em gel. Recomenda-se também a esfoliação, com produto específico (indicado pelo dermatologista), de uma a duas vezes por semana. Se houver acne, o tratamento também deve ser indicado por um médico.
  • Seca: a falta de gordura natural nesta pele a deixa opaca e com aparência desidratada. Geralmente é uma pele fina, apresenta descamação e tende a envelhecer precocemente, se não forem tomados os cuidados adequados. Deve-se utilizar sabonetes hidratantes, específicos para o rosto, bem como hidratantes mais potentes, também específicos.


     Independente do seu tipo de pele, o ideal é higienizá-la duas vezes ao dia: ao acordar e antes de dormir. É essencial higienizar o rosto antes de dormir, para retirar todas as impurezas acumuladas ao longo do dia e deixarmos a nossa pele respirar. Nunca, mas nunca mesmo, durma de maquiagem! (Mesmo que você chegue em casa alegrinha com muito sono.)

    É importante lembrar que devemos consultar um dermatologista regularmente! Ele é o profissional indicado para tirar todas as nossas dúvidas, e nos passar os cuidados que devemos ter. Outro ponto importantíssimo, é o uso do protetor solar diariamente, independente da sua idade e tipo de pele! Existem protetores específicos para cada um deles. Também é importante lembrar de tomar 2 litros de água diariamente e ter uma alimentação saudável, que inclua frutas, legumes e vegetais.


     E aí, gostaram do post? Que outros assuntos vocês querem ver aqui? Não esqueça de dar sua opinião!!

     Um beijo, Korina!

7 comentários: