quinta-feira, 19 de abril de 2012

CURIOSIDADE: SEDA

Vocês já devem ter percebido nas minhas postagens que a SEDA está bem presente nessa temporada, né? É porque ela está mesmo com tudo! Difícil encontrar quem não goste de vestir o tecido, né? Extremente leve, brilhante e macio.

Você sabia que ela é produzida desde 2700 a.C. pelos chineses? Ela é fibra proteica, que é obtida através dos casulos do bicho-da-seda (daí o nome do tecido). E era considerada a mercadoria mais valiosa da região e somente 3 mil anos após a sua descoberta é que a manufatura se expandiu para fora da China, indo para a Índia.

O processo de tecelagem da seda ainda é bastante manual, tendo que se mergulhar o casulo em água quente para retirar os filamentos, que mais pra frente combinarão entre si para formar o fio, se enrolando e finalmente sendo secos. Ufa! Por isso que o custo de uma peça de seda é bastante superior ao de outros tecidos.

Ah, outra curiosidade! Você sabe da onde vem o brilho do tecido? É por causa da estrutura triangular da fibra, que se assemelha a um prisma, refratando a luz. Isso só deixa nossas roupas ainda mais lindas, não é?!

Nós somos fãs da seda! É aquele tecido que deixa qualquer look com um ar mais chique, indiferente se estiver em uma blusa, um lenço ou um vestido...

Fonte: Wikipedia

5 comentários:

  1. Muito legal a pesquisa, Paulinha! Adooro camisas de seda!! Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Adoro saber sobre como são feito os tecidos, acho muito interessante! adorei o post.. Beijos, Rê

    ResponderExcluir
  3. Nossa que post mara!! Adorei conhecer um pouco mais sobre a seda!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi!!

    Que legal!!
    Não conhecia mt coisa sobre a seda não!! Adorei!
    ;)

    Tem um super sorteio Rolando no blog: http://www.amigaseafins.com/2012/04/sorteio-le-boutique-por-thai-marques-e.html. Vem Conferir!

    Beijos,

    @amigaseafins
    www.amigaseafins

    ResponderExcluir
  5. Seda está com tudo mesmo, até comentei no evento Mulher Única, do aniver do blog da Sú!!! E eu adoroooo demais!
    Bjss, Liri @ResuminhoBasico

    ResponderExcluir