quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

COLUNA DA BELEZA: COMO FAZER A MAQUIAGEM DURAR NESSE CALOR

Olá meninas!

Este fim de semana uma amiga sugeriu um post com dicas de como fazer a maquiagem durar mais nesse calor, então, aqui está!

Se bem que no calor de Joinville, acho que nada resolve - haha sério, o que foi sexta-feira passada? Chegou fácil nos 40°C... Horrível!!

Mas vamos lá... Tudo começa, como sempre, na preparação da pele. Principalmente para quem tem a pele oleosa! Tem que lavar (com sabonete específico), proteger (com esse calor, no mínimo, FPS 30 né?) e hidratar (sempre escolher hidratantes livres de óleo na fórmula).

Para peles muuuuuito oleosas é legal dar uma borrifada com água gelada, ou então pegar um cubinho de gelo e passar (de leve) na zona T. Mas só uma passadinha, nada de deixar muito tempo o gelo na pele para não se queimar! Por que água gelada ou gelo? Porque isso contrai os poros, fazendo com que vaze menos óleo a pele fique sequinha por mais tempo. Mas isso é pra fazer antes do protetor e hidratante e esperar secar naturalmente, tá? Se não vai ficar tudo melecado - hehe.

É bem válido passar um primer, depois do hidratante, afinal, uma das funções do primer é fixar a maquiagem por mais tempo e alguns ainda ajudam a controlar a oleosidade!

Existe também um produtinho chamado sebo-regulador, que, como o nome já diz, controla a oleosidade da pele. É para ser usado depois do protetor/hidratante e antes da maquiagem. Alguns podem ser reaplicados durante o dia. Tem da Mary Kay, Ada Tina, Contém 1g, Clinique e várias outras marcas. 

Mas não precisa passar tudo junto! Vai testando, um dia usa o primer, outro dia o sebo-regulador, outro dia os dois juntos... Só testando para ver o que é melhor para cada uma!

Agora a maquiagem mesmo. É legal usar produtos resistentes à água (sim, existe base resistente à água), ou usar um pó por cima, ou ainda a base em pó. Eu prefiro a base em pó ou a líquida resistente à água, não curto passar base e pó com esse calor, dá a impressão de ficar tudo melecado quando a gente transpira. Tem ainda as linhas de longa duração (Pro Longwear da MAC, por exemplo), que prometem ficar até 10 horas no lugar.

Uma coisa legal para levar na bolsa são os lencinhos antibrilho! Eles sugam a oleosidade aparente e não estragam a maquiagem. Ele não controla a oleosidade, não é um tratamento, ele apenas seca instantaneamente a pele. Tem da Mary Kay, Clean & Clear, NYX, etc.

Existe também o spray fixador de maquiagem para passar depois que a maquiagem está pronta! Alguns também têm a função de controlar a oleosidade. Tem da Urban Decay, Skindinavia, MAC (esse da MAC não é exatamente um fixador, mas dizem que ajuda sim). Ah, só uma observação! Esses dias uma menina me perguntou se podia aplicar spray de cabelo no rosto, porque ela ouviu dizer que fixava a maquiagem... Bom, eu nunca usei e não aconselharia... Afinal é spray para cabelo!! Não consigo imaginar que faça algum bem para a pele - hehe.

Vale lembrar que não adianta só cuidar da pele antes de fazer a maquiagem, tem que ser diariamente: lavando, hidratando e protegendo e semanalmente (ou conforme recomendação médica ou do fabricante) fazer uma esfoliação! Ok?

Deixem suas dicas nos comentários!!
Um beijo e ótimo final de semana!
Korina :)


Um comentário:

  1. Adorei as dicas, já coloquei o spray fixador e a base a prova de agua na minha lista de próximas aquisições. Bjs, Liri www.resuminhobasico.com

    ResponderExcluir