quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

FOCO NO PÉ!

Apesar desse friozinho estranho (parece inverno, né?), o verão está cada vez mais perto e é tempo de botarmos os pézinhos de fora! Sandálias, rasteiras, pés descalços... Indiferente de moda ou estilo, temos que lembrar que um belo sapato apenas não resolve. Os nossos pés, coitados, vítimas de tantas passadas, corridas, caminhadas, danças noite adentro.. enfim, nossos pés sofrem, sim! Gentem, depois de tanto usá-los, nós precisamos cuidar deles! E quando eu falo de CUIDADO, estou querendo dizer que não basta apenas aquele visitinha à pedicure. Afinal, nada como um pé bonito e saudável à mostra, não é?! Sigam as dicas. ;)


1) Lixa: Por estarmos, literalmente, pisoteando sobre eles, a pele dessa região é mais espessa e resistente, o que contribui para calos e células mortas. Por isso é importante lixar, uma vez por semana, os calcanhares e a sola. O ideal é fazer esse procedimento durante ou depois do banho, quando a pele está mais mole. A dica é utilizar lixas para os pés ou pedras-pomes (eu, particularmente, prefiro a preda-pome, que resseca menos).

2) Hidratação: Quer uma dica bacana para deixar os pés bem hidratados? Deixe-os de molho, por uns 10 minutinhos, em água morna com vinagre (1/2 copo de vinagre para cada litro de água). Após, massageie eles com óleos de amêndoas ou um hidratente. Além da hidratação, você vai se sentir super relaxada. É uma delícia! O legal é fazer isso 2 vezes por semana.

3) Unhas: O ideal é cortá-las a cada quinze dias, com um alicate ou uma tesoura. Cuidem para não deixar as unhas nem muito curtas, que podem incravar, nem muito compridas, pois isto contribui para o acúmulo de resíduos e sujeiras.

4) Cutículas: A dica para a cutícula dos pés é a mesma que das mãos. Ou seja, apenas empurrar e retirar o excesso. Lembre que elas têm a função de proteção contra a entrada de bactérias. 

5) Protetor solar: É, tá achando que o pé não queima? Na praia, coloque SEMPRE protetor solar nos pés. Apesar de terem uma pele mais resistente, não devem de forma alguma ser esquecidos. Além de evitar que a pele fique ressecada, ainda previne o câncer de pele.

6 Calos: O uso de sapatos apertados, não arejados e de salto alto facilita o aparecimento de calos. Estes devem ser retirados por uma especialista. Mas, a calosidade que costuma aparecer na zona dos calcanhares e na sola dos pés não passa de uma reação natural da pele ao atrito causado pelo andar, pela má postura ou pelo uso de certo tipo de calçado. Para atenuar esta calosidade, deve lixar os pés, conforme a primeira dica, corrigir a postura e usar um calçado confortável no dia-a-dia. Se não fizer nada, a calosidade pode acumular, o que é pior.

Dicas dadas, agora é curtir o verão com pés descalços e sem preocupações! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário