quinta-feira, 8 de novembro de 2012

COLUNA DA BELEZA: MUDANÇAS NO PROTETOR SOLAR

Oii, meninas!

O post de hoje é um serviço de utilidade pública! Hehe Vou falar um pouquinho mais sobre as novas regras para protetor solar. Sei que algumas já devem ter lido sobre isso, mas sei também que muitas ainda não sabem, já que as mudanças foram anunciadas este ano e os fabricantes têm até dois anos para se adequar! Então vamos lá...

Duas das principais mudanças são: o fator mínimo de proteção UVB aumenta para 6; e todas as empresas vão ter que identificar no rótulo o fator de proteção UVA também!

Explicando...

Existem dois tipos de raios ultra violetas: o UVA e o UVB. Fugindo de explicações complicadas, os raios UVAs são os mais nocivos - estão vinculados ao aparecimento de câncer de pele; e os UVBs são os que causam queimaduras e danos "instantâneos", como as queimaduras solares.

Até hoje não sabíamos que eram proteções diferentes, né (ou só eu não sabia?)? A gente lia lá FPS 30 e pronto, achava que estava tudo certo! Mas não... O FPS mede apenas a proteção contra os UVBs, o FP UVA é que mede a proteção contra os UVAs, mas este fator nunca esteve identificado nas embalagens.  Claro que já existia essa proteção, mas a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não tinha metodologia específica para a comprovação desse fator, nem um valor mínimo para proteção. Agora tem! (Nossa pele agradece.)

E qual deve ser o FP UVA? Deve ser, no mínimo, 1/3 do fator de proteção UVB, e iremos encontrar nas embalagens as definições: FPUVA ou PPD.

As outras mudanças são com relação aos testes feitos pelas empresas para comprovar a resistência do produto à água, que também não tinha metodologia específica; a obrigatoriedade de conter no rótulo a informação de que o produto deve ser reaplicado; e está proibido afirmar que o produto protege 100% contra a radiação solar.

Ok? Deu pra entender tudo? Vamos ficar ligadas nessas mudanças, né? E escolher sempre um fator de proteção alto e não esquecer de usar protetor solar TODOS OS DIAS!!! Não dá para brincar com o sol... Aposto que ninguém aqui quer chegar nos 40 com cara de 60, né? Hehehe :P

Um beijo, e ótimo final de semana!

Korina :)


3 comentários:

  1. Informações super importantes! Uso do protetor solar diariamente, pelo menos no rosto, é indispensável mesmo! E ficando todas as informações bem claras nas embalagens é melhor ainda. Bjks, Liri www.resuminhobasico.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!! Muito útil mesmo! Eu também não sabia da proteção UVA, ou melhor, que são duas proteções diferentes! Tb uso protetor no rosto todos os dias porque a radiação solar está cada vez pior!!

    ResponderExcluir
  3. Tambem nao sabia dessa diferença... E acabei de ver que o meu protetor ja se adequou às mudanças!! Hehe Bjoo

    ResponderExcluir