quinta-feira, 11 de outubro de 2012

COLUNA DA BELEZA: CUIDADOS COM OS CABELOS

Olá meninas!!

Hoje vamos mudar um pouquinho de assunto, vamos falar sobre cuidados com os cabelosClaro que assim como a pele, cada um tem um tipo de cabelo... Cacheado, liso, seco, oleoso, quebradiço, etc etc etc... E devemos ter cuidados específicos, mas vou falar dos cuidados básicos de um modo geral!

Começando com a limpeza dos fios! Temos milhõões de opções de shampoos no mercado. Você deve saber o seu tipo de cabelo, e comprar aquele indicado para ele, claro! Mas vamos um pouco além disso. Talvez eu desanime vocês agora, mas o ideal é lavar o cabelo duas vezes no banho. A primeira vez deve ser com um shampoo transparente, e depois com um shampoo cremoso/perolado. Os shampoos transparentes limpam mais os cabelos, por não ter "creme" (a arte de simplificar as coisas). Ah sim, pode ser "transparente com cor", como por exemplo o famoso amarelinho infantil.

Por sua vez, os cremosos/perolados, têm a função de hidratar. Somente um cabelo limpo vai conseguir aproveitar todos os benefícios dos seus cremes, óleos, finalizadores, etc. Mas não esqueça de comprar o tal shampoo transparente para o seu tipo de cabelo! E se você lavar os cabelos todos os dias, não lave duas vezes todos os dias, intercale os dias da semana, ok?

Quando você quiser uma limpeza mais profunda, use um shampoo anti-resíduos. Ele tira todos os "restinhos" de produtos que você vem utilizando (finalizadores, spray, óleos, etc) e deixa os cabelos realmente limpos! Mas este shampoo deve ser utilizado apenas uma vez por semana, se você tiver cabelo misto/oleoso, e duas vezes por mês se os seus cabelos forem normais ou secos, pois ele deixa os cabelos bem ressecados. Após lavar com o shampoo anti-resíduos, faça uma segunda lavação com o seu shampoo (cremoso/perolado) de costume, e depois passe o condicionador ou a máscara.

Outra dica legal, é usar uma máscara hidratante, uma vez por semana, no lugar do condicionador. Pode deixar agir por uns 5 minutinhos e enxaguar bem! Lembre-se também de NUNCA passar condicionador ou máscara na raiz, apenas da metade para baixo (a partir da altura da orelha mais ou menos).

Sobre as máscaras, também temos centenas de opções disponíveis! Mas para ter um bom resultado, você deve saber a necessidade do seu cabelo. Já vi várias pessoas reclamando que tal máscara não fez nada, ou pior, deixou o cabelo feio. Isso normalmente acontece se você aplica uma máscara com algum ingrediente (o ingrediente principal) que o seu cabelo não precisa. Por exemplo: as máscaras com queratina, classificadas como reconstrutoras, vão deixar o seu cabelo bem duro se você não está precisando de reposição de queratina!

E como saber o que o seu cabelo precisa? Isso é mais complexo, o ideal é fazer uma visitinha ao seu cabeleleiro de confiança, fazer o primeiro tratamento lá e continuar em casa. Mas se você não tem química, luzes, ou não mudou muito a cor do cabelo, geralmente, precisa só de uma hidratação básica e tratamentos para realçar o brilho (se vocês quiserem posso fazer um post mais detalhado sobre máscaras, tem muuita coisa para falar).

Sobre o condicionador, ele tem a função de selar as escamas (oi?) dos fios, que foram abertas pelo shampoo. Não exagere na quantidade, e lembre-se de enxaguar muito bem, para os fios não ficarem pesados.

Ainda temos os produtos pós-banho, que têm uma variedade enooorme! São óleos, leave-in, protetor térmico, etc. Para quem vai secar com secador, é indispensável o uso de um protetor térmico, para reduzir os danos causados pelo calor excessivo. Alguns óleos têm essa função, assim como alguns cremes para pentear também, é só ler o rótulo. E mais uma vez, não exagerar na quantidade, para não deixar os fios oleosos. Comece colocando pouquinho e vá adequando a sua necessidade.

É isso meninas! Se vocês quiserem saber um pouco mais sobre algum assunto específico sobre cabelos, é só pedir!

Um beijo e ótima sexta quinta!!

Korina :)

6 comentários:

  1. Adorei as dicas, é sempre bom cuidar dos cabelos, afinal eles merecem, e ficam lindos.

    Ah e no meu Blog, nossoo Colaborador de moda o Carlinhos, mostra quais serão as tendências para o verão 2013, bora dar uma bisolinha? Aproveita e diga a ele qual você vai apostar.

    • http://luannaravanelli.blogspot.com.br
    BeijO :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Luana! Com certeza os nossos cabelos merecem ser bem cuidados! :)
      Beijos!
      Paula

      Excluir
  2. Bom diaa!
    Meu cabelo é mto oleoso =(Já testei váários shampoos, mas não adianta, mesmo lavando todo dia, à noite ele já tá com aspecto de sujo. Vc já testou algum que gostou, Ko? Comprei uma loção reguladora controle de oleosidade da Natura que promete controlar a produção de sebo. Assim que eu testar, deixo minha opinião aqui!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raqui!
      Meu cabelo também é bem oleoso, sou o brigada a lavar todos os dias!!
      Uma marca que eu gosto bastante é aquela "Eh". E já usei também um antiresíduos da Neutrogena, que eu também gostei.
      Depois fala desse shampoo pra gente! ;)
      Beijos!!
      Paula

      Excluir
  3. Que dicas ótimas Korina..parabéns pelo post!!
    Eu sofro com os cabelos oleosos e é sempre um sufoco encontrar algo que dê certo!

    Beijos
    Jaque
    www.truquesdabeleza.com.br

    ResponderExcluir
  4. Raqui e Jaque!
    Eu comprei um pré-shampoo do Boticário, que é ótimo pra cabelos oleosos. É pra usar uma ou duas vezes por semana, tem um cheiro MARAVILHOSO e achei que o cabelo demora mais pra ficar oleoso qdo uso ele. Você passa ele como shampoo, mas só no couro cabeludo (ele tem umas bolinhas, tipo esfoliante) deixa agir um minutinho, enxagua e lava com o shampoo normal. Eu adorei!

    Beeijo :)

    ResponderExcluir