sexta-feira, 19 de outubro de 2012

COLUNA DA BELEZA: PINCÉIS


Boa tarde, meninas!

Voltando a falar de maquiagens, hoje vou falar sobre os pincéis! Nem todo mundo gosta ou tem facilidade de usar pincéis para se maquiar, mas sabendo a função de cada um, e com um pouquinho de treino, eles tornam o "trabalho" muito mais fácil!

Primeiro, temos que saber que existem dois tipos básicos de pincéis: os naturais e os sintéticos. Os sintéticos são indicados para aplicação de produtos cremosos e líquidos, e os naturais para aplicação de produtos em pó.

Outra coisa muuuito importante é realizar a limpeza deles regularmente! Pode parecer besteira ou frescura, mas não é! A cada uso, vão se acumulando bactérias e restos de células mortas nas cerdas do pincel. O ideal é lavar os pincéis de sombra, blush e pó a cada dez dias e os de base e corretivo toda semana! Isso, claro, se você os usa diariamente. Hoje em dia existem uns limpadores de pincel, que você borrifa nas cerdas e esfrega (delicadamente) numa toalhinha. Eles não substituem a lavação, mas ajudam a manter os pincéis mais limpos. Você encontra em lojas de cosméticos, ou em lojas de maquiagens mesmo (dá um google que você já acha). Para uma higienização completa, você pode lavá-los com shampoo neutro, e deixar secar por umas 8 horas antes de guardar.

Mas vamos falar de alguns pincéis!

Pincel para base: feito de cerdas sintéticas, com a ponta levemente arredondada. Comece aplicando a base do centro do rosto para as laterais, preferencialmente de cima para baixo.  Existe também o pincel duo fibre. Ele é feito de cerdas sintéticas e naturais (no mesmo pincel), ou então com fibra ótica. É indicado (e muuuuito bom) para deixar a aparência da base mais natural  (o tal efeito "air brush"). Pode ser usado para aplicação de base em pó também.

Pincel para corretivo: feito de cerdas sintéticas, é muito parecido com o pincel de base, porém num tamanho menor, afinal, é para aplicação de produto em áreas menores, como olheiras e pontos específicos do rosto.

Pincel para pó: o formato arredondado garante que o pó tenha uma aplicação mais homogênea no rosto. É importante que seja bem gordo e fofo, para que o pó não fique concentrado em algumas partes do rosto.

Pincel para blush: existem dois tipos mais comuns de corte neste pincel - chanfrado e arredondado. Também deve ser macio, para conseguir esfumar o blush (e evitar o efeito "chinelada na cara")


Pincel para sombra: aqui temos vários tipos! Para aplicar, para esfumar, para marcar o côncavo, etc. Para aplicar pode ser aquele simples, que geralmente vem com a sombra (aquela esponjinha), ou então com cerdas mais curtas, em formato de remo. Para esfumar, é importante que seja macio e cheio; o chanfrado serve para delinear próximo aos cílios inferiores e superiores. Para marcar o côncavo, pode ser levemente pontudinho (e gordinho) ou então cortado em diagonal também, depende do efeito que você quer.


É isso, meninas! Ah, vocês querem saber algumas marcas? Os mais comentados são os da marca canadense, MAC, mas confesso que nunca usei. Eles são bem caros, mesmo nos EUA, mas baseando na qualidade das maquiagens, aposto que devem ser ótimos e durar uma vida inteira. Eu gosto muito dos da Sigma, também importados. A marca está abrindo sua primeira loja física nos EUA, até então só era possível comprar pela internet. A qualidade é excelente e os preços são justos! Também já comprei os da Coastal Scents e Mary Kay e gostei muito!  Nacionais, já usei e gostei  dos do O Boticário, Avon, ProArt e Klass Vough. Os Klass Vough são profissionais, a qualidade é ótima!

Bom final de semana!
Beijo, Korina.

PS: este post não é publicidade e expressa apenas a opinião da autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário